Imagem Equipe em reunião de metodologia ágil Pif Paf Alimentos.

Pif Paf Alimentos aposta em metodologia ágil e alta performance para melhorar processos

A solução foi gerada por um squad formado por pessoas de diversas áreas da empresa, sem a presença proposital de nenhum recurso da tecnologia.

Programa de Transformação Digital (SouL Digital) possui Squads de formação para solucionar problemas e contou com a colaboração de profissionais de diferentes áreas.

Portal IT4CIO – ID 1216725

Perfil

A Pif Paf Alimentos é uma das dez maiores empresas brasileiras no setor de processamento de aves, suínos, massas e vegetais. Seu mix de produtos contempla mais de 1000 itens, entre eles elaborados de carnes, pizzas, lasanhas, pães de queijo e embutidos. Há 53 anos no mercado, a empresa hoje conta com mais de 10 mil empregados diretos e 60 mil clientes. Atua nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e no sul da Bahia, além de exportar para diversos países.

Com sede corporativa em Belo Horizonte (MG), a empresa possui quatorze unidades industriais, 18 centros de distribuição que realizam mais de 185 mil entregas por mês. Está entre as 10 maiores empresas brasileiras de processamento de aves, suínos, massas e vegetais, com mais de 100 milhões de aves processas por ano e 828 mil suínos. Além disso a empresa fornece matéria-prima para a indústria, por meio de suas fábricas de ração, matrizeiros e incubatórios.

Suas unidades estão instaladas em Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande Do Sul.

As marcas são: Pif Paf, Ladelli, Uniaves, Fricasa, Pescanobre, Flip, Rio Branco Foods e Tial.

O propósito se consolida através da Fundação Mendes Costa, na qual se celebra a herança de criar e compartilhar um futuro sustentável para a sociedade, melhorando o dia a dia das pessoas.

https://www.pifpaf.com.br/

Situação

O processo de compras, por padrão, possui um problema comum no mercado: a baixa qualidade das especificações técnicas para contratações. Esse insumo é de importância vital para que os compradores possam realizar uma boa negociação. Além disso, é possível otimizar o tempo de contratação, que pode ser mais ágil. Por isso, a equipe da Pif Paf Alimentos (de diferentes setores da empresa) optou por implementar um sistema inovador, que facilitou esse processo.

Solução

A solução foi gerada por um squad formado por pessoas de diversas áreas da empresa, sem a presença proposital de nenhum recurso da tecnologia. A equipe entendeu que era necessário democratizar a tecnologia como um ativo.

O processo foi baseado em um método de formação chamado 70/20/10, na qual diversas frentes foram levadas em conta, como: criatividade, agilidade, complexidade (processos), tecnologia e cognição (dados). O produto é formado por uma camada de digitalização (sistema) e outra de dados (dashboards). Para os sistemas, o time usou uma solução low code, o PowerApps da Microsoft. Para dados, utilizaram o PowerBI da Microsoft. A iniciativa tem potencializado a jornada de transformação digital através da formação prática e com entregáveis pelos colaboradores.

O tempo de formação da squad (oito colaboradores) foi de 5 meses. O destaque fica para a equipe de usuários que criam o MVP, que não são da área de Tecnologia.

Benefícios

Os resultados destacados pela equipe foram:

  • Criação MVP de um produto digital como solução do problema;
  • Popularização e democratização da tecnologia;
  • Método de criação multidisciplinar: a equipe precisou de criatividade, agilidade e tecnologia para passar por todas as fases do processo;
  • Uso e aplicação prática: a equipe detectou um uso massivo da solução pelos nossos colaboradores.

Fala, CIO!

“A implementação do projeto, além dos ganhos tangíveis e intangíveis para solução do problema citado, nos trouxe ganhos relacionados a mentalidade ágil, de transformação e de crescimento, além da democratização da tecnologia. Esta squad e todas as outras estão ajudando a acelerar o nosso processo de transformação”.

Antonio Henrique Costa Minier

Pif Paf Alimentos

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