Bem-estar Animal

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Nossos propósitos

O Bem-estar Animal é uma área integrada à Diretoria de Operações, focada na melhoria contínua dos nossos processos, desde as boas práticas no campo até os procedimentos nos frigoríficos, garantindo a qualidade dos processos e alinhando-se totalmente à nossa cultura organizacional.

Nosso objetivo é impulsionar e promover boas práticas entre colaboradores, fornecedores, parceiros e todos os envolvidos com animais vivos no nosso dia a dia.

Guiamo-nos por padrões, diretrizes e obrigações legais para promover a melhoria contínua dos nossos processos. 

Mantemos um Programa e uma Política de Bem-estar Animal internos que garantem, entre outros aspectos essenciais, o desenvolvimento dos colaboradores por meio de treinamentos e capacitações, além da identificação e avaliação de oportunidades para definir planos de ação a curto, médio e longo prazo.

Para a Pif Paf Alimentos, bem-estar animal significa a melhoria contínua na produção animal, alinhada ao princípio das cinco liberdades:

Livre de
fome e sede

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Livre de
desconforto

Ícone vermelho da identidade visual da Pif Paf

Livre de dor,
lesões e doenças

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Livre de medo
e estresse

Ícone vermelho da identidade visual da Pif Paf

Livre para expressar comportamento natural

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

A Pif Paf Alimentos em sua jornada é guiada por seus compromissos públicos assumidos em 2021

Tolerância zero em relação aos maus tratos dos animais, seja por abuso ou negligência

A Pif Paf reconhece os animais como seres sencientes e não tolera qualquer forma de abuso, negligência ou maus tratos. Em casos de suspeita, são conduzidas investigações pelas áreas responsáveis, seguidas de medidas adequadas para prevenir reincidências.

Redução do uso de antibióticos em aves

A utilização de antibióticos promotores de crescimento deve ser controlada buscando garantir a saúde dos animais. Na Pif Paf, a utilização de antibióticos é monitorada por meio de indicadores operacionais visando analisar causas e racionalizar o uso.

Garantir que 100% das aves do sistema de integração sejam livres de gaiolas até 2021

As aves da integração da Pif Paf Alimentos são criadas livres, sem a presença de gaiolas, o que permite a expressão de comportamentos naturais como ciscar, banho de pó e a interação positiva entre os animais.

Garantir a não realização de castração cirúrgica em 100% dos suínos machos até 2022

Buscando restringir o odor característico de suínos machos em maturidade sexual, a Pif Paf Alimentos utiliza a técnica de imunocastração que consiste na aplicação de uma vacina injetável contendo uma forma modificada do hormônio conjugada a uma proteína que estimula o sistema imunológico do animal. Isto leva à redução do desenvolvimento dos testículos e consequentemente, da produção de odor característico. Por se tratar de uma vacina, a imunocastração não deixa resíduos na carne, com carência zero até o abate. 

Implementar em 100% das granjas de aves pelo menos um tipo de enriquecimento ambiental até 2023

A Pif Paf Alimentos desenvolveu padrões de enriquecimento ambiental específicos para aves, adaptados conforme a idade e a categoria de produção. Matrizes e frangos de corte são beneficiados com garrafas PET, penduradas na altura dos olhos, contendo líquidos comestíveis coloridos em seu interior, escolhidos com base na percepção das aves quanto às cores (amarelo, azul e vermelho). As matrizes de corte têm à disposição ninhos e garrafas PET, enquanto os frangos de corte utilizam bolas coloridas e garrafas PET como parte do enriquecimento ambiental, em todas as fases de crescimento. Foram realizados testes para avaliar a aceitação e viabilidade desses materiais, visando entender as preferências dos animais e garantir o bem-estar ao longo do processo de produção.

Implementar em 100% das granjas de suínos pelo menos um tipo de enriquecimento ambiental até 2023

Para os suínos, a Pif Paf Alimentos desenvolveu padrões de enriquecimento ambiental específicos conforme a idade, a categoria de produção e o comportamento natural dos animais. Atualmente, nosso padrão inclui correntes penduradas na altura dos olhos dos suínos, proporcionando estímulos adequados ao seu bem-estar. Estamos constantemente aprimorando esses padrões por meio de testes baseados em literatura científica e obrigações legais, buscando melhorar e diversificar os objetos utilizados para aumentar o entretenimento e o bem-estar dos animais.

Banir a mossa (corte de orelha) e substituir por outros métodos de identificação até 2024

Com o objetivo de reduzir procedimentos dolorosos, a mossa (corte de orelha) não é um procedimento recomendado pela Pif Paf Alimentos. Com ações mapeadas, buscamos cumprir o compromisso na íntegra dentro do prazo proposto.

Garantir 100% das unidades fabris certificadas até 2025

Com as certificações das unidades fabris, atestaremos via terceira parte o cumprimento de importantes diretrizes sobre bem-estar animal. Como primeiro passo foi realizado um amplo diagnóstico para entendermos melhor nossas lacunas. Em decorrência disso, foi pactuado um plano de trabalho para atendimento de requisitos traçando iniciativas como treinamentos, revisão de procedimentos, adequação de instalações, mudança de cultura entre outros.

Utilizar apenas ovos de galinhas livres de gaiolas (processados e in natura) em toda a cadeia de suprimentos, completando a transição até 2025

Atualmente, na Pif Paf Alimentos, ovos são ingredientes utilizados em processos de fabricação de massas e congelados. Em 2023, 40% dos ovos utilizados nesses produtos foram provenientes de galinhas criadas em condições livres de gaiolas. Estamos comprometidos com uma transição completa até 2025, data final do nosso compromisso, por meio de ações planejadas, incluindo o mapeamento e a viabilidade de fornecedores que garantam essa prática para todos os nossos produtos.

Implementar 100% de baias de gestação coletiva para matrizes suínas até 2029

Sabemos que em sistemas coletivos, as fêmeas suínas têm melhores condições para expressar comportamentos naturais e interagem mais frequentemente, o que melhora seu bem-estar. A redução do confinamento também minimiza o estresse, problemas sanitários e fisiológicos associados à restrição de movimento. Em 2023, a Pif Paf possuía 56% do seu plantel de fêmeas suínas em sistemas de gestação coletivos. Em 2024, até o momento, esse número é 58,4%, sendo que 27,5% estão em sistemas cobre-solta. Para garantir o cumprimento integral do compromisso até 2029, temos estratégias mapeadas para enfrentar os desafios.

Asset 2

Aves

Agropecuária

Na Pif Paf Alimentos, 100% das granjas possuem técnicos treinados em bem-estar animal para atendimento dos animais e suas necessidades.

Com o objetivo de avançar nas práticas de bem-estar animal, possuímos parte da nossa produção atuando com práticas contínuas de enriquecimento ambiental. Para aves, foi desenvolvido um padrão e utilizamos distintos objetos para estimular o comportamento natural dos animais, contribuindo para a redução do estresse, melhoria das condições de saúde e qualidade dos produtos, por meio de:

  • Utilização de objetos para bicagem como bolas plásticas coloridas e garrafas com líquido colorido, que estão presentes em diversas granjas de matrizes e frangos de corte.

Na integração de frangos de corte, as aves se movimentam livremente, com possibilidade de exercer o comportamento natural, tais como ciscar, espojar e bater de asas.

As matrizes produtoras de ovos férteis são livres de gaiola e tem acesso a ninho, ferramenta necessária para exercício do seu comportamento natural. Nessa fase, as aves tem acesso à enriquecimento ambiental.

Frigoríficos

A Pif Paf Alimentos adota as premissas de abate humanitário, reforçando sua preocupação com o bem-estar dos animais, nesta etapa relevante do processo. 

Assim como para suínos, todos as pessoas que atuam com aves vivas são treinados em bem-estar animal.

Na Pif Paf Alimentos, 100% das aves passam por algum tipo de insensibilização antes do abate.

Asset 1

Suínos

Agropecuária

Na Pif Paf Alimentos, 100% das granjas de suínos são acompanhadas por técnicos treinados em bem-estar animal, para atendimento dos animais e suas necessidades.

Assim como nas aves, para suínos foi desenvolvido um padrão de enriquecimento ambiental, com a utilização de objetos que garantem a expressão do comportamento natural dos animais e consequentemente, o bem-estar animal.

  • A utilização de correntes como brinquedos vem sendo gradativamente implantada nos ambientes de criação.

Eliminação pela empresa do corte ou desgaste de dentes de suínos. O procedimento de desgaste será realizado somente em casos específicos, onde o bem-estar da fêmea ou dos leitões estiver afetado.

Suínos de engorda ficam livres dentro das baias com acesso a água à vontade e alimentação

Frigoríficos

Nos frigoríficos, os suínos ficam alojados em baias adequadas para descanso, com acesso a água à vontade. 100% dos animais são avaliados assim que recepcionados, e todos os manejos são realizados por profissionais treinados em bem-estar animal.

Assim como nas aves, a Pif Paf Alimentos monitora constantemente indicadores de bem-estar animal, sendo que alguns são monitorados carga a carga, como por exemplo, o tempo máximo de jejum dos animais e tempo de espera. 

Na Pif Paf Alimentos, 100% dos suínos passam por insensibilização antes do abate.

O programa de bem-estar animal da Pif Paf Alimentos define práticas e compromissos na criação, transporte e abate dos animais. Contempla treinamentos e capacitações contínuas, além das reponsabilidades de todos os colaboradores, internos e terceiros.

Definidos pelas gerências de agropecuária e frigoríficos, por meio de uma declaração de responsabilidade, a Pif Paf Alimentos possui profissionais responsáveis pelo bem-estar animal em todas as operações que envolvem animais vivos.

A base da nossa cadeia são os animais, e desta forma, buscar a melhoria contínua dos processos é uma das responsabilidades da Pif Paf Alimentos.

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Na Pif Paf Alimentos, o Bem-estar Animal é meta anual para as gerências, demonstrando a importância do tema para a empresa.

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Garantir 100% das unidades fabris certificadas em bem-estar animal até 2025
Com a certificações das unidades fabris, buscamos atestar via terceira parte o cumprimento de diretrizes internacionais sobre bem-estar animal. Como primeiro passo foi realizado um amplo diagnóstico para entendermos melhor nossas lacunas. Como
fruto dessa etapa, foi pactuado um amplo plano de trabalho para atendimento a tais requisitos traçando iniciativas como treinamentos, revisão de procedimentos, adequação de instalações, entre outros.

Utilizar apenas ovos de galinhas livres de gaiolas
(processados e in natura), em toda
nossa cadeia de suprimentos, completando a transição até 2025
Atualmente, em nossa empresa, os ovos são utilizados em nossos processos de fabricação de massas e congelados. Um plano gradual de substituição está sendo construído, com análise de potencialidade de fornecedores e viabilidade operacional.

Garantir a não realização de castração cirúrgica em 100% dos suínos machos até 2022
Com a implementação do Programa de Bem-estar Animal foram formalizadas práticas internas e requisitos contratuais que restringem a realização de castração cirúrgica.
Nesse contexto, o compromisso já se encontra integralmente implementado e com meio de verificação.

Tolerância zero em relação aos maus tratos dos animais, seja por abuso ou negligência
Possuímos meios e canais para registros de tais ocorrências em nossa cadeia, além da existência de dispositivos contratuais com parceiros integrados que versam sobre bem-estar animal.

Garantir que 100% das aves do sistema de integração sejam livres de gaiolas até 2021
Esse compromisso também se encontra integramente atendido, pois atualmente não possuímos em nossa estrutura, sistema de produção com utilização de gaiolas.

Implementar 100% de baias de gestação coletiva para matrizes suínas até 2029

A gestação coletiva já está presente nos nossos sistemas de criação. Atualmente possuímos 59% de nosso plantel em sistemas de gestação coletiva e possuímos plano de transição gradual com acrescimentos de 12% ao ano.

Implementar em 100% das granjas de aves pelo menos um tipo de enriquecimento ambiental até 2023

Implementar em 100% das granjas de suínos, pelo menos um tipo de enriquecimento ambiental até 2023

Coma parte da estratégia para atingimento de tal compromisso, já foram definidos os elementos de enriquecimento ambiental que serão utilizados com base em pesquisas de mercado e técnica. Nesse sentido, também há pactuado um plano de implementação com inserção gradual considerando densidade de animais, tipo de alojamento e espécie.

Em 2022, em função da inovação operacional em nossa cadeia, nosso objetivo é implementar o enriquecimento nos melhores parceiros integrados como piloto – com projeções mínimas, partindo para uma ação mais robusta e ambiciosa para o atingimento da integralidade do compromisso em 2023.

Banir a mossa (corte de orelha) e substituir por outros métodos de identificação até 2024
Assumimos como prática a utilização de tatuagens como forma de identificação dos animais associado a um procedimento indolor sem sofrimento. Para 2022 nossa projeção de atendimento ao compromisso é de 60% do volume de animais criados e,
por conseguinte, acréscimos percentuais para atendimento ao compromisso.

Redução do uso de antibióticos em aves
A utilização de antibióticos é monitorada através de indicadores operacionais visando analisar causas e racionalizar o uso.