Bem-estar Animal

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Nossos compromissos

Bem-estar Animal é uma agenda de trabalho inserida dentro da estratégia de Sustentabilidade, permeando diversas áreas da empresa. Nosso objetivo é transformar positivamente a cadeia de produção do negócio. De maneira integrada e abrangente, buscamos impulsionar e promover boas práticas com os nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e todos que fazem parte do nosso dia a dia.

Diretrizes, práticas, padrões e compromissos guiam o nosso programa, com base nas premissas da Farm Animal Welfare Council (FAWC) e obrigações gerais, respeitando as particularidades e especificidades de cada localidade da operação – do campo à indústria.

Buscamos a melhoria contínua do nosso programa com o desenvolvimento de nossos colaboradores por meio de treinamentos e capacitações, identificação e avaliação de oportunidades para definição de planos de ações a curto, médio e longo prazo.

Para a Pif Paf Alimentos, bem-estar animal significa a melhoria contínua na produção animal, alinhada ao princípio das cinco liberdades:

Livre de
fome e sede

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Livre de
desconforto

Ícone vermelho da identidade visual da Pif Paf

Livre de dor,
lesões e doenças

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Livre de medo
e estresse

Ícone vermelho da identidade visual da Pif Paf

Livre para expressar comportamento natural

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

A Pif Paf Alimentos em sua jornada é guiada por seus compromissos públicos assumidos em 2021

Tolerância zero em relação aos maus tratos dos animais, seja por abuso ou negligência

Nenhum ato de abuso deve ser tolerado, seja por desconhecimento ou intencional, e em casos de suspeitas as medidas cabíveis são tomadas.

Redução do uso de antibióticos em aves

A utilização de antibióticos promotores de crescimento deve ser controlada buscando garantir a saúde dos animais.Na Pif Paf, a utilização de antibióticos é monitorada por meio de indicadores operacionais visando analisar causas e racionalizar o uso.

Garantir que 100% das aves do sistema de integração sejam livres de gaiolas até 2021

As aves da integração da Pif Paf Alimentos são criadas livres, sem a presença de gaiolas, o que permite a expressão de comportamentos naturais como ciscar, banho de pó e a interação positiva entre os animais.

Garantir a não realização de castração cirúrgica em 100% dos suínos machos até 2022

Buscando restringir o odor característico de suínos machos em maturidade sexual, a Pif Paf Alimentos utiliza a técnica de imunocastração que consiste na aplicação de uma vacina injetável contendo uma forma modificada do hormônio conjugada a uma proteína que estimula o sistema imunológico do animal. Isto leva à redução do desenvolvimento dos testículos e consequentemente, da produção de odor característico.Por se tratar de uma vacina, a imunocastração não deixa resíduos na carne, com carência zero até o abate. 

Implementar em 100% das granjas de aves pelo menos um tipo de enriquecimento ambiental até 2023

Como parte da estratégia para alcance desse compromisso, foram definidos os elementos de enriquecimento ambiental que serão utilizados com base em pesquisas de mercado e literatura científica. Nesse sentido, há pactuado um plano de implementação com inserção gradual considerando densidade de animais, tipo de alojamento, espécie e eficiência dos objetos utilizados.

Implementar em 100% das granjas de suínos pelo menos um tipo de enriquecimento ambiental até 2023

Assim como definido para avicultura, foram definidos os elementos de enriquecimento ambiental que serão utilizados com base em pesquisas de mercado e literatura científica. O plano de implementação foi baseado no comportamento dos suínos de acordo com a idade, tipo de alojamento, desafios e eficiência dos objetos utilizados.

Banir a mossa (corte de orelha) e substituir por outros métodos de identificação até 2024

Com o objetivo de reduzir procedimentos dolorosos, a mossa (corte de orelha) não é um procedimento recomendado pela Pif Paf Alimentos. Para 2022 a projeção de atendimento ao compromisso é de 60% do volume de animais criados e, por conseguinte, acréscimos percentuais para atendimento ao compromisso em 2024.

Garantir 100% das unidades fabris certificadas até 2025

Com as certificações das unidades fabris, atestaremos via terceira parte o cumprimento de importantes diretrizes sobre bem-estar animal. Como primeiro passo foi realizado um amplo diagnóstico para entendermos melhor nossas lacunas. Em decorrência disso, foi pactuado um plano de trabalho para atendimento de requisitos traçando iniciativas como treinamentos, revisão de procedimentos, adequação de instalações, mudança de cultura entre outros.

Utilizar apenas ovos de galinhas livres de gaiolas (processados e in natura) em toda a cadeia de suprimentos, completando a transição até 2025

Atualmente, em nossa empresa, ovos são utilizados em nossos processos de fabricação de massas e congelados. Para isso, temos um plano gradual de substituição para utilização de ovos de galinhas livres de gaiolas e em elaboração, com análise de potencialidade de fornecedores e viabilidade operacional e atendimento do compromisso público em 2025, em sua totalidade.

Implementar 100% de baias de gestação coletiva para matrizes suínas até 2029

Em sistemas coletivos, as fêmeas apresentam melhores condições de expressar comportamentos inatos, além de interagirem positivamente em maior frequência, melhorando seu bem-estar. A redução do confinamento também evita estresse, problemas sanitários e fisiológicos que são causados pela restrição de movimentação.Atualmente a Pif Paf possui 56% do seu plantel em sistemas coletivos, com mapeamento das ações necessárias para atendimento do compromisso em 2029, integralmente.

Asset 2

Aves

Agropecuária

Na Pif Paf Alimentos, 100% das granjas possuem técnicos treinados em bem-estar animal para atendimento dos animais e suas necessidades.

Com o objetivo de avançar nas práticas de bem-estar animal, possuímos parte da nossa produção atuando com práticas contínuas de enriquecimento ambiental. Para aves, foi desenvolvido um padrão e utilizamos distintos objetos para estimular o comportamento natural dos animais, contribuindo para a redução do estresse, melhoria das condições de saúde e qualidade dos produtos, por meio de:

  • Utilização de objetos para bicagem como bolas plásticas coloridas e garrafas com líquido colorido, que estão presentes em diversas granjas de matrizes e frangos de corte.

Na integração de frangos de corte, as aves se movimentam livremente, com possibilidade de exercer o comportamento natural, tais como ciscar, espojar e bater de asas.

As matrizes produtoras de ovos férteis são livres de gaiola e tem acesso a ninho, ferramenta necessária para exercício do seu comportamento natural. Nessa fase, as aves tem acesso à enriquecimento ambiental.

Frigoríficos

A Pif Paf Alimentos adota as premissas de abate humanitário, reforçando sua preocupação com o bem-estar dos animais, nesta etapa relevante do processo. 

Asset 1

Suínos

Agropecuária

Na Pif Paf Alimentos, 100% das granjas de suínos são acompanhadas por técnicos treinados em bem-estar animal, para atendimento dos animais e suas necessidades.

Assim como nas aves, para suínos foi desenvolvido um padrão de enriquecimento ambiental, com a utilização de objetos como enriquecimento ambiental, que garantem a expressão do comportamento natural dos animais e consequentemente, o bem-estar animal.

  • A utilização de correntes como brinquedos vem sendo gradativamente implantada nos ambientes de criação.

Abolição pela empresa do corte ou desgaste de dentes de suínos. O procedimento de desgaste será realizado somente em casos extremos, onde o bem-estar da fêmea está afetado.

Suínos de engorda ficam livres dentro das baias com acesso a água à vontade e alimentação

Frigoríficos

Nos frigoríficos, os suínos ficam alojados em baias adequadas para descanso, com acesso a água à vontade. 100% dos animais são avaliados assim que recepcionados, e todos os manejos são realizados por profissionais treinados em bem-estar animal.

Assim como nas aves, a Pif Paf Alimentos monitora constantemente indicadores de bem-estar animal, sendo que alguns são monitorados carga a carga, como por exemplo, o tempo máximo de jejum dos animais e tempo de espera. 

Na Pif Paf Alimentos, 100% dos suínos passam por insensibilização antes do abate.

O programa de bem-estar animal da Pif Paf Alimentos define práticas e compromissos na criação, transporte e abate dos animais. Contempla treinamentos e capacitações contínuas, além das reponsabilidades de todos os colaboradores, internos e terceiros.

Definidos pelas gerências de agropecuária e frigoríficos, por meio de uma declaração de responsabilidade, a Pif Paf Alimentos possui profissionais responsáveis pelo bem-estar animal em todas as operações que envolvem animais vivos.

A base da nossa cadeia são os animais, e desta forma, manter a qualidade de vida deles é nossa maior responsabilidade. Por isso, sempre buscaremos a melhoria bem-estar dos animais.

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

O bem-estar é único: deve contemplar animais, pessoas e o meio ambiente. Por isso, integrar as áreas é tão importante para a Pif Paf Alimentos.

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Garantir 100% das unidades fabris certificadas em bem-estar animal até 2025
Com a certificações das unidades fabris, buscamos atestar via terceira parte o cumprimento de diretrizes internacionais sobre bem-estar animal. Como primeiro passo foi realizado um amplo diagnóstico para entendermos melhor nossas lacunas. Como
fruto dessa etapa, foi pactuado um amplo plano de trabalho para atendimento a tais requisitos traçando iniciativas como treinamentos, revisão de procedimentos, adequação de instalações, entre outros.

Utilizar apenas ovos de galinhas livres de gaiolas
(processados e in natura), em toda
nossa cadeia de suprimentos, completando a transição até 2025
Atualmente, em nossa empresa, os ovos são utilizados em nossos processos de fabricação de massas e congelados. Um plano gradual de substituição está sendo construído, com análise de potencialidade de fornecedores e viabilidade operacional.

Garantir a não realização de castração cirúrgica em 100% dos suínos machos até 2022
Com a implementação do Programa de Bem-estar Animal foram formalizadas práticas internas e requisitos contratuais que restringem a realização de castração cirúrgica.
Nesse contexto, o compromisso já se encontra integralmente implementado e com meio de verificação.

Tolerância zero em relação aos maus tratos dos animais, seja por abuso ou negligência
Possuímos meios e canais para registros de tais ocorrências em nossa cadeia, além da existência de dispositivos contratuais com parceiros integrados que versam sobre bem-estar animal.

Garantir que 100% das aves do sistema de integração sejam livres de gaiolas até 2021
Esse compromisso também se encontra integramente atendido, pois atualmente não possuímos em nossa estrutura, sistema de produção com utilização de gaiolas.

Implementar 100% de baias de gestação coletiva para matrizes suínas até 2029

A gestação coletiva já está presente nos nossos sistemas de criação. Atualmente possuímos 59% de nosso plantel em sistemas de gestação coletiva e possuímos plano de transição gradual com acrescimentos de 12% ao ano.

Implementar em 100% das granjas de aves pelo menos um tipo de enriquecimento ambiental até 2023

Implementar em 100% das granjas de suínos, pelo menos um tipo de enriquecimento ambiental até 2023

Coma parte da estratégia para atingimento de tal compromisso, já foram definidos os elementos de enriquecimento ambiental que serão utilizados com base em pesquisas de mercado e técnica. Nesse sentido, também há pactuado um plano de implementação com inserção gradual considerando densidade de animais, tipo de alojamento e espécie.

Em 2022, em função da inovação operacional em nossa cadeia, nosso objetivo é implementar o enriquecimento nos melhores parceiros integrados como piloto – com projeções mínimas, partindo para uma ação mais robusta e ambiciosa para o atingimento da integralidade do compromisso em 2023.

Banir a mossa (corte de orelha) e substituir por outros métodos de identificação até 2024
Assumimos como prática a utilização de tatuagens como forma de identificação dos animais associado a um procedimento indolor sem sofrimento. Para 2022 nossa projeção de atendimento ao compromisso é de 60% do volume de animais criados e,
por conseguinte, acréscimos percentuais para atendimento ao compromisso.

Redução do uso de antibióticos em aves
A utilização de antibióticos é monitorada através de indicadores operacionais visando analisar causas e racionalizar o uso.