Bem-Estar Animal

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Nossos compromissos

Bem-estar Animal é uma agenda de trabalho inserida dentro da estratégia de Sustentabilidade, permeando diversas áreas da empresa. Nosso objetivo é transformar positivamente a cadeia de produção do negócio. De maneira integrada e abrangente, impulsionamos e promovemos boas práticas com os nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e todos que fazem parte do nosso dia a dia, garantindo o bem-estar animal na ambiência e a funcionalidade das nossas instalações, no manejo adequado nas granjas, no transporte e no abate.

Diretrizes, práticas, padrões e compromissos guiam o nosso programa, com base nos padrões da World Organization for Animal Health (OIE) e premissas da Farm Animal Welfare Council (FAWC), respeitando as particularidades e especificidades de cada localidade da operação – do campo à indústria.

Buscamos a melhoria contínua do nosso programa com o desenvolvimento de nossos colaboradores por meio de treinamentos e capacitações, identificação e avaliação de oportunidades para definição de planos de ações a curto, médio e longo prazo.

Alinhado aos pilares cientificamente reconhecidos, para a Pif Paf Alimentos, bem-estar animal significa garantir a produção animal alinhada ao princípio das cinco liberdades:

Livre de
fome e sede

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Livre de
desconforto

Ícone vermelho da identidade visual da Pif Paf

Livre de dor
lesões e doenças

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Livre de medo
e estresse

Ícone vermelho da identidade visual da Pif Paf

Livre para expressar comportamento natural

Ícone rosa da identidade visual da Pif Paf

Nossa jornada é guiada pelos compromissos assumidos em 2021, que são:

Garantir 100% das unidades fabris certificadas em bem-estar animal até 2025
Com a certificações das unidades fabris, buscamos atestar via terceira parte o cumprimento de diretrizes internacionais sobre bem-estar animal. Como primeiro passo foi realizado um amplo diagnóstico para entendermos melhor nossas lacunas. Como
fruto dessa etapa, foi pactuado um amplo plano de trabalho para atendimento a tais requisitos traçando iniciativas como treinamentos, revisão de procedimentos, adequação de instalações, entre outros.

Utilizar apenas ovos de galinhas livres de gaiolas
(processados e in natura), em toda
nossa cadeia de suprimentos, completando a transição até 2025
Atualmente, em nossa empresa, os ovos são utilizados em nossos processos de fabricação de massas e congelados. Um plano gradual de substituição está sendo construído, com análise de potencialidade de fornecedores e viabilidade operacional.

Garantir a não realização de castração cirúrgica em 100% dos suínos machos até 2022
Com a implementação do Programa de Bem-estar Animal foram formalizadas práticas internas e requisitos contratuais que restringem a realização de castração cirúrgica.
Nesse contexto, o compromisso já se encontra integralmente implementado e com meio de verificação.

Tolerância zero em relação aos maus tratos dos animais, seja por abuso ou negligência
Possuímos meios e canais para registros de tais ocorrências em nossa cadeia, além da existência de dispositivos contratuais com parceiros integrados que versam sobre bem-estar animal.

Garantir que 100% das aves do sistema de integração sejam livres de gaiolas até 2021
Esse compromisso também se encontra integramente atendido, pois atualmente não possuímos em nossa estrutura, sistema de produção com utilização de gaiolas.

Implementar 100% de baias de gestação coletiva para matrizes suínas até 2029

A gestação coletiva já está presente nos nossos sistemas de criação. Atualmente possuímos 59% de nosso plantel em sistemas de gestação coletiva e possuímos plano de transição gradual com acrescimentos de 12% ao ano.

Implementar em 100% das granjas de aves e suínos, pelo menos um tipo de enriquecimento ambiental até 2023
Coma parte da estratégia para atingimento de tal compromisso, já foram definidos os elementos de enriquecimento ambiental que serão utilizados com base em pesquisas de mercado e técnica. Nesse sentido, também há pactuado um plano de implementação
com inserção gradual considerando densidade de animais, tipo de alojamento e espécie.

Em 2022, em função da inovação operacional em nossa cadeia, nosso objetivo é implementar o enriquecimento nos melhores parceiros integrados como piloto – com projeções mínimas, partindo para uma ação mais robusta e ambiciosa para o atingimento da integralidade do compromisso em 2023.

Banir a mossa (corte de orelha) e substituir por outros métodos de identificação até 2024
Assumimos como prática a utilização de tatuagens como forma de identificação dos animais associado a um procedimento indolor sem sofrimento. Para 2022 nossa projeção de atendimento ao compromisso é de 60% do volume de animais criados e,
por conseguinte, acréscimos percentuais para atendimento ao compromisso.

Redução do uso de antibióticos em aves
A utilização de antibióticos é monitorada através de indicadores operacionais visando analisar causas e racionalizar o uso.