Ética e Conformidade
Programa de Integridade
A Pif Paf Alimentos desenvolve suas atividades baseando-se no comportamento ético de seus profissionais, colaboradores, fornecedores, intermediários e parceiros, valorizando um ambiente organizacional pautado pelo Compliance e transparência em suas atividades. Afinal, a nossa receita para o amanhã é fazer o certo e o bem hoje.
Como parte deste compromisso, o Programa de Integridade da nossa empresa foi implementado em dezembro de 2017 com o apoio de uma consultoria especializada, em que no primeiro momento foi revisado e reestruturado o Código de Conduta, bem como criado o canal para recebimento de relatos (Canal Aberto), assim como o Comitê Executivo de Ética e Compliance.
Atualmente, contamos com um Canal de Denúncias sólido e um Código de Conduta disponível para todos os colaboradores e unidades da Pif Paf Alimentos, bem como com ferramentas de Big Data Analytics para aplicação nos processos de Due Diligence.
Área de Compliance
A área de Compliance é responsável por garantir o compromisso com a Ética e a Integridade, bem como por disseminar a cultura de Compliance, de forma a assegurar a devida execução do Programa de Integridade. A estrutura da área de Compliance conta com recursos dedicados, além do Compliance Officer.
Comitê Executivo de Ética e Compliance
O Comitê Executivo de Ética e Compliance (CEEC) é o órgão interno da nossa empresa, o qual é responsável por suportar a execução do Programa de Integridade, direcionando a atuação da Área de Compliance, a fim de garantir a ética e o Compliance da Pif Paf Alimentos.
É responsável, também, por assessorar o Comitê de Auditoria na discussão e na tomada de decisões referentes aos riscos de Compliance da nossa empresa, bem como suportar o Diretor Presidente no patrocínio e execução do Programa de Integridade.
Pilares do Programa de Integridade.
Promoção & Direção
Patrocínio de Alta Administração
O Programa de Integridade da Pif Paf Alimentos conta com o engajamento da alta administração desde a sua implantação, com acompanhamento constante e a liderança pelo exemplo. Tal patrocínio acontece desde o provimento de recursos financeiros e humanos até a autonomia e a responsabilidade na condução das ações de combate e prevenção à corrupção, fraudes e assédios. O Compliance responde diretamente ao CEO da empresa e conta com a supervisão técnica e suporte de dois comitês (Comitê Executivo de Ética e Compliance e o Comitê Executivo de Auditoria).
Promoção & Direção
Supervisão e Recursos de Compliance
A estrutura de Compliance segue a evolução da empresa quanto ao crescimento e ampliação do escopo de atuação. Atualmente, a estrutura de Compliance é independente e está ligada à Gerência Executiva de Auditoria Interna, Compliance e Segurança Corporativa, ao qual responde também pela função de Compliance Officer. A área conta com recursos para atuação dedicada ao Programa de Integridade, assim como no atendimento das Leis Anticorrupção e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), bem como recursos necessários para a manutenção do canal de denúncias terceirizado, ferramentas de análise e recursos para treinamentos e programas internos.
Gestão & Conscientização
Código de Conduta e Políticas
O Compliance é o responsável por garantir regras claras, concisas e acessíveis a todos os colaboradores da Pif Paf Alimentos. Para tal, contamos com um Código de Conduta moderno, atualizado e em linha com as demais políticas da empresa, como a Política Anticorrupção. Ambos os documentos, orientam os colaboradores da empresa a respeito dos comportamentos éticos e na condução de suas atividades, no esclarecimento quanto aos processos de combate à corrupção e ao suborno. Além do Código de Conduta e Política Anticorrupção, a empresa possui outras políticas e normas internas que suportam o Programa de Integridade.Gestão & Conscientização
Avaliação de Riscos de Compliance
Nosso Programa de Integridade foi estruturado a partir de um diagnóstico e análise dos riscos de Compliance envolvidos na operação da empresa. Este trabalho contou com a elaboração de uma matriz de vulnerabilidades e mapa de riscos, matriz de relacionamento com o setor público e uma análise da maturidade do Compliance. Com base nestas avaliações, foi criado um plano de ação estruturado com a visão de implementação por etapas, o qual vem sendo assistido desde 2020 com a implementação da área de Gestão de Riscos Corporativos na empresa.Gestão & Conscientização
Treinamentos, Comunicação e Incentivos
Desde 2019 foram introduzidos os temas e ferramentas de Compliance nos treinamentos de integração e, assim, apresentamos o código de conduta a todos os novos colaboradores. Periodicamente, buscamos a aplicação do reforço da cultura ética e de integridade contendo esclarecimentos acerca do nosso código de conduta e boas práticas voltadas ao comportamento ético. Esta comunicação se dá a partir da realização de palestras internas, treinamentos anuais de combate ao assédio, comunicação interna via TV corporativa, cartazes, vídeos e Podcasts. Os resultados dos relatos recebidos no Canal de denúncias são divulgados anualmente.Controle & Reforço
Controles internos, monitoramento, auditoria de cultura, aprimoramento contínuo
Nosso Programa de Integridade conta com ações a serem implementadas juntamente com as áreas de Auditoria Interna e Gestão de Riscos Corporativos para monitoramento dos processos que possuem vulnerabilidades, as quais possam afetar o Compliance da empresa, tais como o monitoramento das transações financeiras, contábeis, fiscais, contratações, dentre outras.
Controle & Reforço
Avaliação de fornecedores e Compliance individual
Em 2020 iniciamos o processo de amadurecimento de um dos pilares do nosso Programa de Integridade e implementamos o processo de Due Diligence de fornecedores, parceiros e prestadores de serviços, tal como o Background Check. Esta implementação consistiu na definição de métodos e processos, aquisição de ferramentas tecnológicas e aumento do nosso quadro de colaboradores. Nosso planejamento conta com a aplicação e análise, a partir da identificação e seleção dos fornecedores, parceiros e prestadores de serviço que representem maior risco a nossa operação.Controle & Reforço
Canal de denúncias, Investigação e mecanismos disciplinares
Como forma de transparência e garantia de não retaliação, contamos com um canal de denúncias, denominado “Canal Aberto” ao qual todos os colaboradores e o público externo podem realizar denúncias, a partir de relatos de forma anônima. Para tal, nosso canal é operacionalizado por uma empresa terceira, a qual possui uma estrutura de atendimento com psicólogos e advogados.
Ressalta-se que todos os registros dos relatos ficam documentados em sistema terceirizado garantindo a inviolabilidade e rastreabilidade. As reuniões com o Comitê Executivo de Ética e Compliance são documentados em atas.
Código, normas e políticas
-
Código de
Conduta -
Política de
Compliance -
Política
Anticorrupção -
Norma de Brindes
e Presentes -
Norma de Conflito
de Interesses
Nossas ações e decisões são direcionadas pelo Código de Conduta, documento que apresenta as diretrizes que todos os profissionais da Pif Paf Alimentos devem seguir e transmitir. Ele formaliza como a nossa empresa atua nos seus relacionamentos com os diferentes públicos (interno e externo) e o que é esperado por parte dos profissionais, prestadores de serviços, fornecedores e parceiros de negócio da empresa.
A política de Compliance apresenta a estrutura do Compliance e define os papéis e as responsabilidades dos envolvidos na execução do Programa de Integridade.
A Política é aplicável a todos os Colaboradores e Profissionais da Pif Paf Alimentos. A atuação de outros públicos, como representantes comerciais, parceiros, prestadores de serviços e fornecedores devem ser observadas e fortalecidas pelos Profissionais da nossa empresa, de forma a garantir o alinhamento com as diretrizes desta política.
Em atendimento à Lei Anticorrupção, a nossa empresa possui uma política corporativa anticorrupção, a qual apresenta diretrizes e orientações aos Profissionais da Pif Paf Alimentos, para que se evite eventuais conflitos e violações à Lei Anticorrupção.
Nesse contexto, é importante ressaltar que a Pif Paf Alimentos não tolera a prática e a ocultação de atos de fraude e corrupção, em todas as suas formas, inclusive, suborno, extorsão, propina e lavagem de dinheiro.
A nossa empresa possui uma norma que orienta quanto ao recebimento de brindes e presentes, a qual visa nortear os profissionais sobre como proceder ao receber um brinde ou presente, para que as tomadas de decisão estejam sempre isentas de favorecimentos e/ou vantagens indevidas.
O conflito de interesses ocorre sempre que o interesse pessoal do profissional interfere, de alguma forma, nos interesses da empresa. A fim de mitigar situações que envolvam conflitos de interesses, a nossa empresa possui a norma de conflito de interesses que apresenta as diretrizes de integridade e orienta os profissionais na identificação, declaração e resolução de Conflitos de Interesses.
Nossas ações e decisões são direcionadas pelo Código de Conduta, documento que apresenta as diretrizes que todos os profissionais da Pif Paf Alimentos devem seguir e transmitir. Ele formaliza como a nossa empresa atua nos seus relacionamentos com os diferentes públicos (interno e externo) e o que é esperado por parte dos profissionais, prestadores de serviços, fornecedores e parceiros de negócio da empresa.
A política de Compliance apresenta a estrutura do Compliance e define os papéis e as responsabilidades dos envolvidos na execução do Programa de Integridade.
A Política é aplicável a todos os Colaboradores e Profissionais da Pif Paf Alimentos. A atuação de outros públicos, como representantes comerciais, parceiros, prestadores de serviços e fornecedores devem ser observadas e fortalecidas pelos Profissionais da nossa empresa, de forma a garantir o alinhamento com as diretrizes desta política.
Em atendimento à Lei Anticorrupção, a nossa empresa possui uma política corporativa anticorrupção, a qual apresenta diretrizes e orientações aos Profissionais da Pif Paf Alimentos, para que se evite eventuais conflitos e violações à Lei Anticorrupção.
Nesse contexto, é importante ressaltar que a Pif Paf Alimentos não tolera a prática e a ocultação de atos de fraude e corrupção, em todas as suas formas, inclusive, suborno, extorsão, propina e lavagem de dinheiro.
A nossa empresa possui uma norma que orienta quanto ao recebimento de brindes e presentes, a qual visa nortear os profissionais sobre como proceder ao receber um brinde ou presente, para que as tomadas de decisão estejam sempre isentas de favorecimentos e/ou vantagens indevidas.
A nossa empresa possui uma norma que orienta quanto ao recebimento de brindes e presentes, a qual visa nortear os profissionais sobre como proceder ao receber um brinde ou presente, para que as tomadas de decisão estejam sempre isentas de favorecimentos e/ou vantagens indevidas.
canalabertopifpaf.com.br
0800 377 8044
Interação anônima e segura
Equipe terceirizada e especializada com atendimento 24/7
Como forma de transparência e garantia de não retaliação, o Canal Aberto é um meio de recebimento de denúncias para a comunicação segura e, se desejada, anônima, de condutas que violem as diretrizes estabelecidas no Código de conduta da Pif Paf Alimentos e/ou a legislação vigente. O canal está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
As informações registradas são recebidas por uma empresa independente e especializada, a qual conta com estrutura de atendimento com psicólogos e advogados, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela alta administração da Pif Paf Alimentos, de forma isenta de qualquer tipo de conflito de interesses. Além disso, é assegurado a não retaliação e a proteção aos denunciantes.
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