Nosso Planeta

Ícone vermelho da identidade visual da Pif Paf

Para nós, o meio ambiente faz parte do nosso negócio e buscamos estar alinhados às exigências legais e à melhoria contínua da nossa performance ambiental. Orientado pela Política de Sustentabilidade e Meio Ambiente e pela Norma Corporativa de Meio Ambiente, o nosso processo de gestão ambiental passou a considerar uma série de indicadores e atrelá-los a metas importantes.

Gestão Ambiental

A gestão ambiental na Pif Paf Alimentos é orientada pelos princípios da Política de Sustentabilidade e Meio Ambiente e da Norma Corporativa de Meio Ambiente, visando a prevenção da poluição, a minimização dos impactos ambientais e a proteção ao meio ambiente. Nos últimos anos, a empresa vem fazendo uma grande mobilização para reduzir os riscos ambientais e passou a considerar indicadores de performance e metas para a medição do desempenho ambiental de suas unidades.

O cumprimento das condicionantes ambientais, das outorgas de uso da água e as demais intervenções ambientais são incorporadas à rotina das operações. A Pif Paf Alimentos conta ainda com o Sistema de Auditoria Interna Integrada, fazendo parte desse processo a dimensão ambiental. A verificação é baseada em um checklist com referência em legislações ambientais e padrões normativos de meio ambiente, como a ISO 14.001. Os resultados passam por avaliação e para cada não conformidade são desenvolvidos planos de ações e posterior conferência via auditoria de follow-up.

Em 2020, reforçamos os nossos controles para a manutenção das nossas licenças e demais atos autorizativos ambientais. A gestão desses instrumentos passou a ser feita de forma on-line e unificada, por meio do sistema Licentia. A administração da ferramenta, bem como os processos de acompanhamento e atualização, entre outros pontos, é conduzida pela nossa área de Sustentabilidade. Essa iniciativa vem assegurando:

Melhorias no padronização e aprimoramento dos processos
Rápido acesso aos dados ambientais de todas as unidades da empresa
Transparência e agilidade de resposta em processos de due-diligence e auditorias de partes interessadas
Redução de riscos na administração de instrumentos como licenças ambientais e outorgas

Água

Correlação com os ODS e Indicadores do Pacto Global: Água

A água é um recurso natural muito importante e tem ocupado um lugar estratégico para a competitividade de algumas indústrias, especialmente aquelas que a utilizam de forma intensiva, como no caso das atividades de abate e de industrialização da carne. Na nossa cadeia de valor, a água também toma um espaço de centralidade para importantes elos, como o fornecimento de grãos e os produtores parceiros (integrados). Desse modo, recursos hídricos – tanto em qualidade quanto em volume – são considerados uma das engrenagens mais relevantes para a sustentação do nosso negócio.

O uso da água nas nossas atividades acontece de diversas formas, variando conforme o papel de cada unidade no ciclo produtivo. Em nossas unidades do campo, a água é utilizada para atender às necessidades dos funcionários, à dessedentação de animais e à higienização das instalações. 

Já nas atividades industriais, o recurso hídrico desempenha múltiplas funções, como insumo auxiliar nos processos, na geração de vapor, no resfriamento e na higienização.

A água empregada nas atividades de produção da empresa passa por tratamento, a fim de atingir os padrões legais de qualidade para seu uso em diferentes processos. O consumo de água é monitorado em cada ponto de captação, de forma sistemática, para garantir a manutenção das outorgas e a não violação das volumetrias acordadas nos documentos legais.

Captação de água por fonte

2019

2020

Tipo de captação Total (m³) % Total (m³) %
Superfície
2.210.272
72,76
2.390.855
72,18
Subterrânea
813.901
26,79
908.641
27,43
Abastecimento Público
13.702
0,45
13.962
0,39
Captação Total
3.037.875
100
3.312.458
100

Índice de Gestão Ambiental (IGA)

É um índice multimétricas que mede o desempenho ambiental das unidades. A performance é medida através de duas frentes: Efluentes líquidos e Requisitos Legais, que, por sua vez, são divididos em outorgas e licenciamentos. A adoção do Índice de Gestão Ambiental é um compromisso que foi estabelecido pela Pif Paf Alimentos em 2019. A apuração dos dados é feita mensalmente e faz parte do quadro de metas de todas unidades.

Efluentes e Resíduos Sólidos

A Pif Paf Alimentos possui metas estabelecidas ligadas ao atendimento dos parâmetros de lançamento de efluente e de redução da quantidade de resíduos sólidos gerados em suas unidades. Nos últimos anos, a empresa vem realizando investimentos em modernização de suas plantas e executado iniciativas para minimizar os impactos ambientais.

A gestão dos efluentes gerados nas atividades é um dos itens tratados dentro do Índice de Gestão Ambiental – IGA. O atendimento dos requisitos legais aplicáveis desta emissão são medidos e acompanhados. Além disso, um dos principais objetivos da companhia é a disposição adequada dos efluentes.

Em cada planta da unidade, possuímos metas estabelecidas de consumo de água que contribuem para a redução da geração dos efluentes, trazendo ganhos ambientais, sociais e econômicos. A empresa busca sempre atualizar suas estações de tratamento de efluentes como forma de manter suas infraestruturas adequadas para atendimentos dos padrões.

A geração de efluentes é monitorada, periodicamente, antes e depois do tratamento por meio de análises laboratoriais que permitem a avaliação da eficácia do sistema. A eficiência do tratamento é mensurada através do monitoramento da qualidade do efluente devolvido ao corpo d’água.

Quanto aos resíduos sólidos, a Pif Paf Alimentos deve manter procedimentos planejados e implementados para a minimização da geração e assegurar o correto armazenamento, o transporte adequado e a destinação final em conformidade com a legislação ambiental.

Para a melhoria do processo, foram estabelecidas metas para a redução do volume de resíduos gerados. Também adotamos a reutilização de alguns resíduos, dentro deles o óleo retirado nos processos de tratamento de efluentes utilizado como combustível em caldeiras adaptadas. O uso deste óleo diminuiu o consumo de óleo BPF e, consequentemente, a emissão.